História

A iniciativa LATINSAFE foi concebida durante a 45ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR), realizada em maio de 2015, em São Paulo, Brasil. O tema central do evento, organizado pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), foi “Diagnóstico por Imagem na Dose Certa”, enfatizando a proteção radiológica dos pacientes.

Durante o congresso, um painel de especialistas analisou estratégias para reduzir e otimizar a dose de radiação. Quando a sessão terminou, um grupo de membros do painel reuniu-se e decidiu criar a LATINSAFE, uma Aliança Latino-Americana dedicada a defender “a redução e a otimização de doses de radiação na América Latina”. Os radiologistas da Argentina (Alfredo Buzzi), Brasil (Antonio Soares Souza, Pedro A. Daltro e Renato Adam Mendonça), Chile (Pablo Soffia) e EUA (George Bisset, María Inês Boechat e Donald Frush) participaram desta primeira reunião.

Um segundo encontro aconteceu no dia 12 de setembro, durante o Congresso da Sociedade Argentina de Radiologia (SAR), realizado em Buenos Aires. Os médicos Alfredo Buzzi, Antonio José da Rocha, Antonio Soares Souza, Pablo Soffia e Renato Adam Mendonça participaram. A necessidade de definir a situação legal da Aliança foi levantada e as metas de curto prazo foram estabelecidas.

Durante o Congresso Chileno de Radiologia, realizado em Santiago de 15 a 17 de outubro de 2015, foi realizada uma nova reunião do grupo de trabalho e um seminário sobre otimização da dose de radiação em TC, destinado a pediatras de hospitais infantis.

Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Radiologia (IDOR 2015), algumas das atividades regionais foram realizadas sob o guarda-chuva da LATINSAFE, como palestras ressaltando a importância de reduzir a dose de TC e a otimização por parte dos pediatras nos hospitais pediátricos.

Durante a Conferência Anual da RSNA 2015, a LATINSAFE realizou reuniões com Image Wisely e Image Gently. Representantes participaram de uma reunião organizada pela Sociedade Internacional de Radiologia (ISR) que reuniu as diferentes campanhas de proteção radiológica continental e regional com o objetivo de trocar informações, experiências e ideias. Os participantes deste encontro foram: Canadá SAFE, Japan SAFE, Afro SAFE, Euro SAFE, Image Wisely, Image Gently e a Sociedade Internacional de Radiologia.

 

"Promote through education safe diagnostic imaging in Latin America with emphasis on radiological protection"

News Sign our Commitment Letter now!